terça-feira, 30 de agosto de 2011

Qual é a hora de ir para escola?




Com qual idade a criança deve ir para a escola?
Quanta alegria! A descoberta da vinda de uma criança mexe com a família. O tempo passa muito rápido para 
tantos preparativos. Logo chega o bebê. O período de licença maternidade, então, passa muito mais rápido. E agora? O que fazer? Onde e com quem deixar a coisa mais importante de nossas vidas?
Muitas mães têm de trabalhar e, com o fim do período de licença maternidade, a melhor opção é colocar a criança numa escola de educação infantil. É o local mais apropriado para as crianças, no qual o ambiente foi preparado para receber os “pequenos”. Os profissionais são adequados para atender todas as necessidades.
É muito comum os pais deixarem as crianças com as avós. Afinal de contas, não existe ninguém mais confiável que elas. Mas com o passar dos tempos, Descobre-se que a magia das avós é, exatamente, permitir tudo. A casa de vovó é o lugar onde pode tudo, onde pode escolher comer mais cedo ou mais tarde, doce, chocolates e outras guloseimas, além de brincar o tempo todo. Na verdade, educar é obrigação de pai e mãe. É preferível deixar a casa do vovô e da vovó para as férias e fins de semana, para que nunca percam o encanto. Durante a semana, lugar de criança é na escola.

Outra opção encontrada pelos pais é deixar o(a) filho(a) com uma boa empregada ou, quem sabe, uma babá. Apesar de ser uma solução, corre-se, por exemplo, o risco dela ficar doente exatamente naquele dia que a mamãe ou o papai tem a reunião mais importante do ano no trabalho e, por causa da ausência da pessoa que ficaria com a criança, perde a grande oportunidade.

Diferente, a escola está sempre aberta. Caso alguém fique doente ou tenha algum problema pessoal, que impossibilite de ir trabalhar, existem outras pessoas que estarão disponíveis para receber a criança da mesma forma. Isso gera uma segurança maior para os próprios pais. Quando uma criança fica em casa com uma pessoa despreparada, pode acontecer algo ou alguma situação que essa pessoa não saiba como lidar.

Além de tudo, é sempre bom lembrar que uma escola infantil tem espaços adequados para as crianças tomarem sol, brincarem e socializarem com outras crianças. O espaço é certo e os pais sabem que irão deixar e buscar seus filhos com segurança.

Por todos esses motivos, não há uma idade certa para uma criança ir para à escola. O momento certo é, exatamente, quando os pais precisam trabalhar. A criança pode estar com três, quatro meses ou um, dois anos. Mas a escola é o local mais apropriado para a criança se desenvolver e crescer, pois estará sendo estimulada a fazer suas descobertas e conquistar a cada dia novos conhecimentos. Deve-se preocupar somente em achar uma boa escola, na qual os profissionais são capacitados para auxiliar as crianças de acordo com seu desenvolvimento e necessidades, garantindo, assim, um crescimento agradável e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário