quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Higiene

"A higiene da criança"




Atualmente as crianças iniciam a vida escolar bem cedo, remetendo-se às professoras de Educação Infantil a tarefa de ensinar os hábitos de higiene. Parece-me que tal tarefa, por ser muito importante, deve pertencer aos pais, não devendo, portanto, perder a chance de participar nessa etapa de desenvolvimento do filho.
Os hábitos de higiene devem ser ensinados o mais cedo possível e a criança orientada passo a passo.
Ao iniciar a aprendizagem de tomar banho, escovar os dente
s e pentear-se, deve-se tomar o cuidado de seguir sempre a mesma seqüência de atos para que a criança se habitue àquela rotina. Conforme a criança for aprendendo, a mãe deverá ficar apenas na supervisão.
Procure transformar o asseio em algo bastante agradável. Tenha sabonetes, escova de dentes, creme dental, etc. para uso infantil. Tome cuidado com o shampoo escolhido, dê preferência aos que não ardem os olhos, evitando que a criança sofra algum desconforto.
Se a criança já for independente nos atos de higiene, a mãe deverá perguntar-lhe diariamente sobre o banho, cabelos e dentes e elogiá-la por estar asseada.
Forneça sempre um modelo de higiene aos seus filhos; deixe-os observá-lo a ao escovar os dentes, penteie-se na frente deles, peça-lhes pra cheirar seu sabonete e/ou talco, e
tc.. Diga-lhes o quanto é gostoso ficar cheirosa, etc.
O modelo da mãe é muito mais eficaz do que centenas de broncas e sermões.
Finalmente, com a entrada da criança na escola, estes hábitos serão reforçados pelas professoras e passarão a fazer parte de sua rotina diária."





Jogo da memória


Nenhum comentário:

Postar um comentário