terça-feira, 30 de agosto de 2011

Como ajudar seu filho a aprender


Como ajudar seu filho a APRENDER







Os pais podem contribuir de muitas maneiras no processo de aprendizagem da criança

Muitos pais acreditam que aprender é só uma atividade escolar e se afligem quando vêem os filhos brincando e vendo televisão, em vez de se dedicar aos livros e às lições de casa.

Esquecem-se de que existem, no convívio familiar, dezenas de maneiras simples e baratas de despertar a curiosidade da criança pelo ambiente ao seu redor, aumentando seus conhecimentos e compartilhando suas descobertas. Algumas sugestões:

Estimulem seu filho a fazer um diário. Com tudo que ele quiser: palavras, desenhos, fotos, recortes. Garanta a ele que o diário será só dele e que outra pessoa (inclusive vocês) só o verão se ele quiser.

Visitem museus e lugares históricos. Antes, durante e depois da visita, explorem a história do lugar e das peças em exposição.

Visitem também parques, explorando a vegetação, a fauna, o relevo e a hidrografia do local, estimulando atitudes de respeito ao meio ambiente.

Reservem diariamente meia hora exclusiva para seu filho. Nesse período curto mas valioso, sentem no chão, troquem ideias e brinquem do que ele escolher. Não liguem a TV e nem atendam ao celular durante esse momento. 

Ouçam música juntos. Que cada membro da família seja o DJ do dia. Conversem depois o que foi agradável ou decepcionante na escolha.

Explorem a história familiar. Velhas fotos, discos, papéis e filmes podem ajudar a reconstruir o passado da família. Faça as crianças se envolverem no projeto entrevistando e fotografando parentes, armando uma árvore genealógica.

Transformem a TV numa ferramenta de aprendizado. Veja TV com seus filhos e converse com eles sobre o programa a que assistiram. Vocês podem melhorar o nível de escolha, gravando o que for significativo, para essas sessões conjuntas.

Façam com que seu filho tenha acesso regular a um computador. Pesquisas na internet, programas e jogos educativos poderão ser gatilhos inestimáveis para a curiosidade da criança em setores como arte, música, natureza e entretenimento. 

Leiam todo dia para as crianças. As pesquisas sobre jovens que lêem bastante mostram sempre que seus pais liam muito para eles. Pode-se estabelecer também horários de leitura silenciosa para toda a família desfrutar de seus livros favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário