terça-feira, 30 de agosto de 2011

Educação e Limite



Educação e Limite




Para proporcionar algumas reflexões a respeito da educação de nossa crianças, citaremos alguns trechos do livro “Quem Ama Educa”, do grande Içami Tiba. Citaremos algumas reflexões que julgamos importantes na educação de nossas crianças.

“O respeito à criança lhe ensina que ela é amada não pelo que faz ou tem, mas pelo simples fato de existir. Sentindo-se amada, ela se sentirá segura para realizar seus desejos. Portanto, deixá-la tentar, errar sem ser julgada, ter seu próprio ritmo, descobrir coisas permite à criança perceber que consegue realizar algumas conquistas. Falhar não significa uma catástrofe afetiva. Assim, a criança vai desenvolvendo a auto-estima, grande responsável por seu crescimento interno, e fortalecendo-se para ser feliz, mesmo que tenha se enfrentar contrariedades.”

“O presente que vai alimentar a auto-estima do filho é aquele que ele sente que merece. Sem duvida, é muito prazeroso para os pais dar presentes que agradem aos filhos. Todos ficam contentes, os pais por dar e os filhos por receber. Mas o principio educativo é que os filhos sejam pessoas felizes, e não simplesmente alegres. A alegria é passageira e a capacidade de ser feliz deve pertencer ao filho. O prazer do “sim” é muito mais verdadeiro e construtivo quando existe o “não”.”

“Crianças gostam de um elogio merecido, pois esse é o verdadeiro alimento da auto-estima. Elogiar gratuitamente desvaloriza a criança.”

“Contrariar adequadamente uma criança não a faz infeliz. Estabelece o necessário limite para viver bem. Quem não tem limites sofre pelo que não tem, pois acha sempre que poderia ter mais.”

“Crianças sem limites não são educadas, estão simplesmente criadas. Uma criança educada adequadamente é mais feliz que a outra simplesmente criada, pois sabe usufruir o que tem e respeitar o que não tem.”

“Se a parceria entre a família e a escola for formada desde os primeiros passos da criança, todos terão muito a lucrar. A criança que estiver bem vai melhorar e aquela que tiver problemas receberá a ajuda tanto da escola quanto dos pais para superá-los. Quando a escola, o pai e a mãe falam a mesma língua e têm valores semelhantes, a criança aprende sem grandes conflitos e não quer jogar a escola contra os pais e vice-versa”.

“Cabe aos pais ajudar os filhos a ter vida própria. Essa, aliás, é a parte mais difícil da educação: preparar o filho para sua independência. O bom educador trabalha para que o educando dependa cada vez menos dele.”

“Educar é delegar responsabilidades e cobrar resultados, que devem ser obtidos com ética, atribuindo-se pequenas tarefas a todos. Essa atribuição deve ter o significado de que se a pessoa não fizer, ninguém fará”.

“Os pais são um porto seguro para os filhos até que eles se tornem independentes. Embora possam pensar que o lugar mais seguro para as crianças é junto deles, os filhos devem ser preparados para navegar mar adentro, enfrentando bom e mau tempo para atingir seus objetivos. A criança deve ser educada e preparada para ser seu próprio porto seguro. Assim, o mundo também será pequeno para ela, porque mais serão seus horizontes... filhos têm de singrar os mares da vida, e não permanecer ancorados no porto, por mais seguros que sejam.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário