terça-feira, 30 de agosto de 2011

As Estações do Ano

                                                         





Primavera

De acordo com o calendário Gregoriano, a primeira estação é a Primavera.

A primavera é a responsável por fazer com que as árvores floresçam e deem os seus frutos.

Esta estação está entre o inverno e o verão, nesta época do ano os dias são mais longos, começando a anoitecer mais ou menos pelas 20 horas da noite (no Brasil).

Neste período muitas espécies de animais aproveitam para procriar, para não ficaram à merce do frio das outras estações.
E uma das coisas mais importantes da estação, é na primavera que as abelhas vão atrás do néctar das plantas para darem origem ao nosso mel.

As temperaturas nesta época do ano não costumam ser baixas, mantendo sempre uma regularidade entre o calor e o frio.

A primavera começa em meados de 23 de setembro, tendo seu término em meados de 21 de dezembro.

Verão

Aqui no Brasil, normalmente, chegou o verão, milhares de pessoas em todo o país deslocam-se para o litoral, para passar agradáveis dias refrescando-se nas águas do litoral, afinal, o verão é a estação mais quente do ano.

O verão está situado entre a primavera e o outono. Embora o verão seja uma época bastante quente, também é muito propícia a chuva por causa da vaporização das águas. E mesmo que não venha a chover, o céu pode vir a ficar nublado, com as nuvens carregadas de água.

O período que engloba o verão tem início em meados de 21 de dezembro e vai até meados de 21 de março.

Outono

Nos últimos anos no Brasil o outono vem sendo junto com o inverno uma das estações mais frias do ano, embora isso fuja das características do Outono.

Uma das características que mostra quando o outono está chegando é a queda das folhas das árvores, pois é no outono que as plantas perdem suas folhas para que na próxima primavera possam vir novos galhos, novas folhas.

O outono é também a época principal onde se colhe o que plantou nas lavouras pelo país.
Sobre os dias, eles ficam mais curtos, em relação à primavera e ao verão, e ficam mais fresquinhos.

O outono tem início em meados de 21 de março, e culmina com seu final em meados de 21 de junho.

Inverno

O inverno é a época mais fria do ano, os dias são extremamente curtos, o clima é chuvoso e o frio na maioria das vezes é intenso( dependendo do lugar do país).

Embora o Brasil seja um país que não é costume cair neve, nos últimos anos, os moradores e turistas da serra gaúcha tem tido sorte, pois quase todo inverno tem nevado, e feito mais frio ainda.

Entretanto, as pessoas tem maior probabilidade de ficarem doentes, devido à constante troca de ambientes, afinal, no inverno as pessoas conseguem ficar em lugares quentes, e ao trocar de ambiente, pode causar choque térmico, ou mesmo pegar uma bela gripe.

No Brasil, enquanto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em algumas cidades do Paraná está ficando cada vez mais fácil ver a neve, em estados como Rio de Janeiro São Paulo são as chuvas que dominam o ambiente.

O início do inverno acontece em meados de 21 de junho e vai até 23 de setembro









Nenhum comentário:

Postar um comentário