quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Animais vertebrados e invertebrados



O grande Reino Animalia é composto pelos animais, seres pluricelulares e que têm células dotadas de núcleo. Os animais, de modo geral, se alimentam da matéria orgânica de outros seres vivos, sendo, portanto, heterótrofos, e além disso, são capazes de se locomover em pelo menos alguma fase do seu ciclo vital.

O grupo dos animais vertebrados representa apenas 5% de todos os animais existentes, porém, apresenta uma enorme biodiversidade especialmente quanto ao tamanho, forma, comportamento, metabolismo e reprodução, e é constituído pelos peixes, anfíbios (sapos, rãs e pererecas), répteis (jacarés, cobras, tartarugas e lagartos), aves e mamíferos. Nos vários grupos (ou classes) que constituem os vertebrados são marcantes as adaptações à vida aquática, a transição para o meio terrestre, a adaptação a ambientes extremamente áridos e a mais difícil conquista: a adaptação ao vôo.
Todos os vertebrados possuem um esqueleto interno com uma característica exclusiva: a coluna vertebral (que deu origem ao nome vertebrado). O esqueleto é formado por um conjunto de peças de cartilagem e de ossos, de boa mobilidade, que são tecidos vivos e, por isso, podem crescer com o indivíduo. Ele sustenta o corpo, protege os órgãos internos e serve de ponto de apoio para os músculos, permitindo, dessa maneira, a realização de movimentos e a locomoção.

A coluna vertebral é formada por grande quantidade de pequenos ossos que se articulam, chamados vértebras. Ela ajuda a sustentar o corpo e protege a medula espinhal, uma parte importante do sistema nervoso que é responsável pela condução dos estímulos nervosos do encéfalo (conjunto de cérebro, cerebelo e bulbo) para outras partes do corpo e do corpo para o encéfalo.  

Os vertebrados podem respirar através de brânquias – como no caso dos peixes – pulmões – como os mamíferos marinhos e vertebrados terrestres – ou ainda pela pele – como fazem os anfíbios. Os vertebrados também excretam amônia, uréia ou ácido úrico. Sua reprodução é sexual, com sexos distintos: masculino e feminino. A fecundação pode ser interna ou externa, de acordo com cada espécie. A maioria dos vertebrados, são ovíparos, ou seja, se desenvolvem dentro de ovos antes de nascerem, mas os mamíferos são vivíparos, isto é, desenvolvem-se dentro do organismo materno.






O grupo dos invertebrados inclui 97% de toda a espécie animal, exceto o dos vertebrados (peixes, répteis, anfíbios, pássaros e mamíferos).
Uma característica comum a todos os invertebrados é a ausência da espinha dorsal. Como exemplo, podemos citar as esponjas (que apesar de nem sempre se enquadrarem nesta categoria, continuam a fazer parte deste grupo).
Além da ausência de espinha dorsal, há ainda outras características comuns a estes seres, como: 

· formação multicelular (grupos diferentes de células compõem este organismo)
· ausência de parede celular (pois são formados por célula animal)
· com exceção das esponjas, possuem tecidos como resultado de sua organização celular
· sua reprodução geralmente é sexuada (gametas masculinos e femininos se combinam para formar um novo organismo)

De forma geral, podemos dizer que a grande maioria dos invertebrados é capaz de se locomover. Contudo, as esponjas somente realizam esta tarefa quando elas ainda são bem jovens e pequenas. Já as lagostas e os insetos são capazes de se movimentar durante toda sua existência.

Diferentemente dos vegetais (que produzem sua própria energia através da fotossíntese), os invertebrados necessitam extrair a energia necessária para sua sobrevivência através de outros seres. Para isso, eles se alimentam de seres autótrofos (vegetais) e heterótrofos (animais). 







Atividades:











Um comentário:

  1. eu gostaria de ssaber o nome desse livro das atividades de animais vertebrados e invertebrados.

    ResponderExcluir