quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Expectativas de aprendizagem para o 1º ano











COMUNICAÇÃO ORAL
- Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas. 
• Mostrar interesse por ouvir e expressar sentimentos, experiências, ideias e opiniões. 
• Recontar histórias de repetição e/ou acumulativas com base em narrações ou livros. 
• Conhecer e recontar um repertório variado de textos literários, preservando os elementos da linguagem escrita.

• Ouvir com atenção textos lidos. 
• Refletir sobre o sistema alfabético com base na leitura de nomes próprios, rótulos de produtos e outros materiais - listas, calendários, cantigas e títulos de histórias, por exemplo -, sendo capaz de se guiar pelo contexto, antecipar e verificar o que está escrito. 
• Ler textos conhecidos de memória, como parlendas, adivinhas, quadrinhas e canções, de maneira a descobrir o que está escrito em diferentes trechos do texto, fazendo o ajuste do falado ao que está escrito e o uso do conhecimento que possuem sobre o sistema de escrita. 
• Buscar e considerar indícios no texto que permitam verificar as antecipações realizadas para confirmar, corrigir, ajustar ou escolher entre várias possibilidades. 
• Confrontar ideias, opiniões e interpretações, comentando e recomendando leituras, entre outras possibilidades. 
• Relacionar texto e imagem ao antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinhas e revistas de heróis. 
• Inferir o conteúdo de um texto antes de fazer a leitura com base em título, imagens, diagramação e informações contidas na capa, contracapa ou índice (no caso de livros e revistas). 


ESCRITA E PRODUÇÃO TEXTUAL 
• Conhecer as representações das letras maiúsculas do alfabeto de imprensa e a ordem alfabética. 
• Escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para a escrita. 
• Produzir texto de memória de acordo com sua hipótese de escrita. 
• Escrever usando a hipótese silábica, com ou sem valor sonoro convencional. 
• Reescrever histórias conhecidas - ditando para o professor ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho -, considerando as ideias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita. 
• Produzir escritos de autoria (bilhetes, cartas, instrucionais). 

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